ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DOMICILIAR PARA A PESSOA IDOSA

O desconhecimento da existência desse atendimento diferenciado na prática odontológica faz com que muitos problemas de origem bucal afetem gravemente a saúde geral da pessoa idosa, por falta de tratamento.

A odontologia domiciliar permite levar aos idosos com restrição de mobilidade, impossibilitados de ir ao consultório, saúde, conforto e bem estar. Nestas condições, devemos levar ainda em conta a adaptação do paciente ao tratamento e as condições particulares de cada situação.

Para viabilizar esse tipo de atendimento, utilizamos pequenas unidades móveis portáteis especialmente desenvolvidas para esse tipo de atividade, permitindo os mais diversos tratamentos odontológicos localmente com a mesma segurança e qualidade de um consultório padrão.

A melhora da qualidade de vida da pessoa idosa se dá com a eliminação de quadros de dor e desconforto, a restauração estética do sorriso, a eliminação de focos de infecção bucal que afetam diretamente a saúde sistêmica, a qualidade da mastigação e consequentemente da alimentação e suas funções.

Ressaltamos ainda a importância da realização de um trabalho constante de prevenção e conscientização da saúde bucal, inclusive para familiares e cuidadores.

O atendimento odontológico domiciliar deve ser inserido como rotina aos idosos impossibilitados de locomoção e deve ser integrado com os demais profissionais da saúde, familiares e cuidadores. É fundamental para o dentista conhecer as patologias que acometem o idoso, suas características e implicações.

A prática odontológica de qualidade nesta faixa etária é um aspecto fundamental da inclusão do idoso no seu ambiente psicossocial, e, atualmente, oferece oportunidades e condições semelhantes aos pacientes que frequentam os consultórios odontológicos.

Odontologia em Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

A odontologia disponibiliza nos dias de hoje a especialidade voltada ao atendimento odontológico de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais . E essa especialidade possibilita o tratamento odontológico diferenciado para pacientes portadores de ELA ( esclerose lateral amiotrófica ) , utilizando -se de equipamentos moveis para atendimento domiciliar ou hospitalar .
O tratamento odontológico deve ser integrado com as demais áreas da saúde . Muito importante salientar que a presença de focos infecciosos de origem bucal podem levar a endocardite bacteriana e graves complicações sistêmicas com grande risco para o paciente .
Procedimentos de reabilitação protética , tratamentos de caries e gengivas , analise da oclusão , instruções de higiene oral para pacientes e cuidadores previnem dor, halitose, perda de dentes e garantem a qualidade de vida do paciente .